Debate 3.3: Como lidou ou lidaria com “zombies virtuais”?
Como mencionamos no vídeo, a facilitação virtual pode ser uma atividade complicada e requer muita prática para ser dominada. Também mencionamos várias situações, que provavelmente ocorrerão com mais frequência nas nossas salas de aula virtuais. No entanto, com as sugestões adiantadas, podemos preparar-nos para elas. Depois de assistir ao vídeo, pense em:
Já viveu o o problema dos “zombies virtuais”? Se sim, como lidou com isso? Que método de facilitação usou?
Se nunca facilitou uma sala de aula virtual, alguma vez se tornou um “zombie virtual”? O que acha que o facilitador poderia ter feito para o evitar?
Como aluno, já vivenciou uma excelente oficina virtual na qual se sentiu 100% envolvido, interessado e motivado? Que características tornaram a oficina tão excecional? Por favor, partilhe os detalhes conosco.
Opcional, mas recomendado: escreva uma publicação no fórum de discussão respondendo às perguntas anteriores usando a sua experiência ou opinião. Se tem muitas experiências, escolha uma ou duas que considere mais interessantes ou importantes e escreva sobre elas em detalhe.
Nota importante: ninguém é perfeito e o mesmo se aplica aos facilitadores virtuais. À medida que treinamos facilitando mais, conhecemos diferentes indivíduos, enfrentamos diferentes dinâmicas de grupo e níveis de envolvimento entre os participantes. Podemos lutar para encontrar a técnica ou ferramenta certa em novas situações específicas. Incentivamo-lo a explorar as opções, procurar várias técnicas online e manter-se atualizado. A nossa aplicação FAVILLE também pode ajudar. Experimente-a se precisar de ajuda para responder a perguntas nesta discussão.